quinta-feira, 5 de maio de 2011

Sociologia 2º ano - Profª Ilvana "As Instituições Sociais".

1) O que é Instituição Social?
  • São estruturas sociais estáveis ( ou formas de organização) baseadas em regras e procedimentos padronizados, socialmente reconhecidos, aceitos, sancionados e seguidos pela sociedade.
  • São grupos estáveis e de existência duradoura.
  • Ex: família, Igreja,. Escola ou Empresa.
  • Subsistem graças à existência de regras e procedimentos padronizados, cujo objetivo fundamental é manter a coesão interna do grupo e satisfazer certas necessidades da sociedade da qual ela faz parte.
  • Instituição é toda forma ou estrutura social instituída, constituída e sedimentada na sociedade. São os modos de pensar, de sentir e de agir que a pessoa ao nascer, já encontra estabelecidos e cuja mudança se faz lentamente, muitas vezes com dificuldades.
  • São formadas para atender as necessidades sociais de uma sociedade. Elas servem de instrumento de regulação e controle das atividades dos membros dessa sociedade.
  • Dois aspectos devem ser levados em conta: as diferenças entre grupo e instituição e a interdependência entre as instituições.
2) Grupo Social e Instituição Social
  • São duas realidades distintas, um depende do outro.
  • Os grupos sociais são reuniões de indivíduos com objetivos comuns, envolvidos num processo de interação mais ou menos contínuo.
  • As Instituições Sociais se referem a regras e procedimentos que se aplicam a diversos grupos.
  • Ex: o pai, a mãe e os filhos formam um grupo primário; as regras e os procedimentos que regulamentam essa relação fazem parte da instituição familiar; os membros de uma empresa constituem um grupo formado por acionistas, administradores, prestadores de serviço e empregados. As relações entre essas pessoas são reguladas por leis, regras e padrões que objetivam fazer a empresa funcionar e dar lucro aos proprietários.
3 ) Interdependência entre as instituições
  • Com a libertação dos escravos, as instituições econômicas do país sofreram profundas transformações: deixou de haver trabalho escravo e passou a receber salário.
  • Como resultado, as instituições familiar, religiosa e educacional foram igualmente afetadas por essa mudança institucional e tiveram de reorganizar seu sistema de status, seus padrões de comportamento e suas normas jurídicas em relação aos ex-escravos.
  • Uma instituição não existe isolada das outras. Há uma relação de interdependência, de tal forma que qualquer alteração em determinada instituição pode acarretar mudanças maiores ou menores nas outras.
4) Principais tipos de instituição
  • Família, o Estado, as instituições educacionais, a igreja e as instituições econômicas.
  • 1 – A família
  • Cada família tem suas próprias normas de comportamento e controle. Em cad grupo familiar, seus integrantes se reconhecem biológica e culturalmente, porque cada família tem uma cultura particular. Grupo primário de forte influência na formação do indivíduo, a família é o primeiro corpo social no qual os indivíduos convivem.
  • É um tipo de agrupamento social cuja estrutura varia em alguns aspectos no tempo e no espaço. Essa variação pode se referir ao número e à forma do casamento, ao tipo de família e aos papéis familiares.
  • Número de casamentos: família monogâmica ( é aquela em que cada marido e cada mulher têm apenas um cônjuge, quer essa relação seja estabelecida por uma aliança indissolúvel ( até a morte ), quer se admita o divórcio ( como é o caso da nossa sociedade ). A lei brasileira permite um novo casamento após o término do casamento anterior.
  • A família poligâmica é aquela em que cada esposo pode ter dois ou mais cônjuges. Ao casamento de uma mulher com dois ou mais homens dá-se o nome de poliandria. Esse tipo de família existe entre as tribos do Tibete e entre os esquimós. O casamento de um homem com várias mulheres chama-se poliginia. Exemplo : tribos africanas, mórmons e entre os povos que seguem a religião muçulmana.
  • Formas de casamento: Endogamia e Exogamia.
  • Endogamia: casamento permitido dentro do mesmo grupo, da mesma tribo. Exemplo: sociedades primitivas, sistema de castas na Índia e algumas famílias do Nordeste brasileiro.
  • Exogamia: união com alguém de fora do grupo, religião, raça ou classe social diferente. Exemplo: sociedades modernas.
  • Tipos básicos de família: conjugal ou nuclear ( grupo que reúne o marido, a mulher e os filhos ) e a família consangüínea ou extensa ( reúne além do casal e os filhos, outros parentes, como avós, netos, genros, noras, primos e sobrinhos ).
  • Principais funções da família : sexual e reprodutiva ( garante a satisfação dos impulsos sexuais dos cônjuges e perpetua a espécie humana com o nascimento dos filhos ) , econômica ( aquela que assegura os meios de subsistência e bem estar de seus membros ), educacional ( responsável pela transmissão à criança dos valores e padrões culturais da sociedade; ao cumprir essa função a família se torna o primeiro agente de socialização do indivíduo ).
  • A sociedade pós-industrial criou um novo modelo de família onde o chefe de família já não é mais o pai, e a mãe deixou de ser a rainha do lar. A participação do pai nas tarefas domésticas cresceu muito.
  • Os índices de divórcio cresceram acentuadamente no Brasil quanto nos países mais desenvolvidos, assim como o número de filhos de mães solteiras.
  • A função nuclear reprodutiva da família está igualmente ameaçada: a fertilidade caiu tão drasticamente na Itália, Espanha e Alemanha.
  • Produto do divórcio, do abandono, da viuvez e da competitividade, a nova família é monoparental: em muitos casos, os filhos moram só com o pai ou só com a mãe, quase nunca com os dois juntos.
  • O novo Código Civil brasileiro que entrou em vigor a partir de 10 de janeiro de 2002, sofreu alterações em decorrência de mudanças sociais que estão relacionadas com o tipo de vida característico da sociedade industrial:
    1. “ família legítima”( formada pelo casamento oficial ) foi mudada para “ família “ que designa agora o grupo familiar formado tanto pelo casamento civil ou religioso quanto pelas uniões livres entre os casais. O objetivo do casamento deixa de ser apenas a constituição de um lar, com muitos filhos, de preferência, e passa a ser o estabelecimento de uma comunhão de vida entre os cônjuges.
    2. Substituição do “pátrio poder “, que dava amplos poderes ao chefe da família ( o pai ), pelo poder familiar, passa para os dois integrantes do casal que têm os mesmos direitos em todas as decisões.
    3. No caso de separação do casal, a guarda dos filhos não cabe mais exclusivamente à mãe, mas ao cônjuge que estiver em melhores condições sociais, econômicas e morais de educá-los. Aboliu o direito do marido de anular o casamento caso a noiva não fosse virgem. Todas essas mudanças estão dando cunho legal às transformações que estão ocorrendo na sociedade brasileira, na qual a mulher vem assumindo um papel destacado na estrutura familiar.
  • A Igreja: a religião continua sendo uma das principais instituições a influir no comportamento humano. Cada povo tem nas crenças religiosas um fator de estabilidade social e de obediência às normas sociais da sociedade.
  • Para a antropóloga Ruth Benedict, a religião é uma instituição sem paralelo: enquanto a origem de todas as outras instituições pode ser encontrada nas necessidades físicas do homem, a religião não corresponde a nenhuma necessidade material específica.
  • As várias religiões no mundo têm procurado conciliar suas doutrinas com o conhecimento científico.
  • Fatores que levam as diferentes seitas religiosas à um crescimento significativo: instabilidade social, dificuldades econômicas, crescimento demográfico, miséria e insegurança. Essas incertezas acentuam as crises existenciais dos seres humanos, que se voltam para a religião, na tentativa de encontrar uma saída para seu desamparo e sua angústia.
  • As grandes religiões buscam nos livros sagrados princípios de convivência na sociedade do futuro, no lugar das ideologias e utopias seculares de igualdade e fraternidade.
  • O próximo milênio vai exigir da Igreja um novo estilo de liderança para lidar com pessoas mais instruídas, menos acostumadas a obedecer sem fazer perguntas e que têm uma maior liberdade para escolher seu destino. A nova liderança terá de saber persuadir, não impor.
  • Muitos dogmas religiosos terão de ser revistos, como a indissolubilidade do casamento e a questão do aborto. As igrejas, de modo geral, deverão participar mais ativamente dos grandes problemas sociais, econômicos e culturais da sociedade.
  • O Estado : seu poder de coerção o autoriza a recorrer a várias formas de pressão ( multas, processos judiciais, prisão etc.) para fazer valer seu direito de cobrar impostos.
  • Segundo Max Weber, o Estado é a instituição social que tem o monopólio exclusivo da violência legítima, amparada na lei e legitimada pelo apoio da sociedade. Ele reserva para si o direito de impor e de obrigar. Qualquer outro uso da força ou coerção por bandos criminosos, soldados amotinados, grupos rebeldes, é ilegítimo e coibido pelo Estado. Ficamos à mercê dos bandidos, pois o Estado não consegue eliminar focos de violência e desrespeito à lei.
  • O Estado é essencialmente um agente de controle social com três componentes
  • ( território, população e instituições políticas).
  • Nação é um conjunto de pessoas ligadas entre si por vínculos permanentes de idioma,religião, tradições, costumes e valores.
  • O Estado é a nação com um conjunto de instituições políticas, entre as quais um governo. É uma entidade abstrata. O governo muda, mas o Estado continua.
  • Os três poderes do Estado são: Executivo, Legislativo e Judiciário.
  • As formas de governo são: monarquia ( rei ou rainha ) ou republica
  • ( representante eleito pelo povo ).
  • Nas repúblicas modernas há dois tipos de regime: o parlamentarista e o presidencialista.

    Questões Propostas
    1) Defina o termo “Instituições Sociais” .
    2) Explique qual a diferença entre grupo social e instituição social.
    3) Quais as relações que diferenciam a instituição Família da instituição empresa?
    4) Cite os principais tipos de instituições sociais e fale um pouco sobre cada uma.
    5) Explique:
    a) Família monogâmica;
    b) Família poligâmica;
    c) Família poliândrica.
    6) Fale um pouco sobre as mudanças ocorridas no novo Código Civil brasileiro, que entrou em vigor a partir de 10 de janeiro de 2002.



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