Guerra Fria |
Paralelamente à Guerra Fria, aconteceram muitos fatos marcantes da história. Entre eles, há a Guerra da Coreia, o único confronto militar direto do período da guerra entre os dois grandes blocos econômicos. A Queda do Muro de Berlim, a Corrida Espacial, o Fim da Guerra Fria e a Segunda Guerra Fria são outros acontecimentos importantes do período.
O capitalismo e o socialismo representam os dois grandes polos que conflitaram no período de 1947 a 1991, ou seja, o tema abordado, Guerra Fria, aconteceu dois anos após a Segunda Guerra Mundial; porém, não houve conflitos diretos, exceto em alguns países como Vietnã, as Coreias e Afeganistão, onde foi palco de algumas guerras paralelas.
De acordo com os americanos, o capitalismo simbolizava a liberdade, uma vez que cada indivíduo poderia ser dono do próprio negócio, pagar seus funcionários e investir onde bem entendesse. O regime capitalista já tinha tomado suas proporções. Ele culminou no período das manifestações, revoluções como a Revolução Industrial, a Independência dos Estados Unidos e a Revolução Francesa.
O capitalismo gerava desigualdades sociais através da sua má distribuição de renda, o desemprego e outros fatores. Por outro lado, o socialismo visava uma economia voltada para o bem coletivo – diferente do individualismo do sistema econômico não planejado. No socialismo, a economia está em poder do Estado.
RESPONDA:
1. Explique o que foi a guerra fria?
2. Quais os acontecimentos marcantes da guerra fria?
3. Quando aconteceu a guerra fria?
4. Quais os países que entraram em conflito direto?
5. De acordo com os americanos o regime capitalista simbolizava o quê?
6. O capitalismo culminou paralelo a algumas manifestações. Quais foram estes acontecimentos?
7. O que gerava o capitalismo?
8. E o socialismo o que visava?
Nenhum comentário:
Postar um comentário