Biologia do 1º ano
01 - (UNIFOR CE)
O experimento realizado por Louis Pasteur, utilizando frascos com pescoço de cisne e caldos nutritivos, derrubou a hipótese:
a) autotrófica.
b) da biogênese.
c) da abiogênese.
d) heterotrófica.
e) da pré-formação.
02 - (UEPB)
Leia atentamente as proposições abaixo:
I. O médico e biologista italiano Francesco Redi elaborou, em meados do século XVII, experimentos que favoreceram o fortalecimento da teoria sobre a origem da vida por geração espontânea.
II. A abiogênese defendia que a vida poderia surgir a partir da matéria bruta. No século XVIII, o médico Van Helmont, famoso Fisiologista Vegetal e defensor desta hipótese, apresentou uma "receita" para obter ratos a partir de grãos de trigo e de uma roupa suada.
III. O aperfeiçoamento do microscópio, que revelou a existência de seres muito pequenos, reforçou as idéias sobre geração espontânea, pelo menos no que se refere a estes seres microscópicos.
IV. Somente em meados do século passado, o cientista francês Louis Pasteur conseguiu demonstrar, de maneira definitiva, que até mesmo os microrganismos não se originam espontaneamente de matéria inanimada.
Assinale a alternativa correta.
a) apenas a proposição I é falsa.
b) apenas a proposição IV é falsa.
c) apenas as proposições I e III são falsas.
d) apenas as proposições I e IV são falsas.
e) todas as proposições são falsas.
03 - (UEPB)
As várias hipóteses tentam explicar a origem dos seres vivos na Terra. Atualmente, porém, a que é mais aceita cientificamente dz que “a vida se origina somente de outra vida pré-existente” – Biogênese. A evidência maior de tal teoria se deu após os trabalhos realizados por:
a) Francesco Redi – pedaços de carne no interior de frascos.
b) Aristóteles – existência de princípio ativo.
c) Louis Pasteur – frascos de “pescoço de cisne”.
d) Needham – soluções nutritivas em frascos aquecidos.
e) Helmont – receita para criar ratos.
04 - (UFAC)
Indique qual dos estudiosos abaixo estabeleceu a teoria da biogênese, mediante comprovação experimental, segundo a qual A VIDA SE ORIGINA SOMENTE DE OUTRA VIDA PREEXISTENTE.
a) Aristóteles
b) Charles Robert Darwin
c) Francesco Redi
d) Louis Pasteur
e) Stanley Miller
05 - (UNIPAC MG)
Qual alternativa MELHOR se refere às idéias de Pasteur?
a) Em 1808, propôs a lei do uso e desuso dos órgãos, onde um órgão pouco usado tende a atrofiar-se e não aparecer nas gerações seguintes.
b) Propôs um processo de seleção natural entre as espécies, onde o mais adaptado tem a maior probabilidade de sobreviver.
c) Concluiu que cada caráter hereditário é devido a um par de fatores que se segregam durante a formação dos gametas, indo um fator para cada gameta.
d) Por volta de 1860, comprovou a falsidade sobre as teorias da geração espontânea da vida.
06 - (UNIPAC MG)
O frasco abaixo representa uma parte, das experimentações desenvolvidas no século XVIII, que dividia os pesquisadores em dois grupos: os que defendiam a biogênese, e os que defendiam a abiogênese.
Neste frasco foram utilizados caldo de carne e outras substâncias nutritivas, e chegaram a conclusão: que os líquidos aquecidos em frascos fechados turvam-se com o tempo.
De acordo com seus conhecimentos sobre as teorias, qual alternativa explica corretamente a defesa da biogênese, para a conclusão acima:
a) O aquecimento é insuficiente para destruir os microorganismos e eles se multiplicaram.
b) O aquecimento é insuficiente para destruir o princípio ativo.
c) Os microorganismos entram com o ar, e encontrando ambiente favorável, multiplicam-se.
d) O ar contém o princípio ativo e este, entrando no frasco, provoca a geração dos microorganismos.
07 - (Univ. Potiguar RN)
A biogênese é uma teoria que:
a) admite mutações espontâneas
b) admite geração espontânea
c) admite que, para o aparecimento de um organismo, deve haver um indivíduo antecessor
d) foi concebida por Lamarck
08 - (UFAM)
”Os seres vermiformes que surgem na carne em putrefação são larvas, um estágio do ciclo de vida das moscas. As larvas devem surgir de ovos colocados por moscas, e não por geração espontânea a partir da putrefação da carne”. Esta hipótese foi formulada por um médico e biólogo italiano conhecido por:
a) Aristóteles século IV a.C.
b) Wiliam Havey ( 1578-1657)
c) René Descartes ( 1596-1650)
d) Isaac Newton (1642-1727)
e) Francisco Redi (1626-1697)
09 - (UFAM)
Alguns anos antes de a Academia Francesa de Ciências oferecer um prêmio compensador para quem apresentasse um experimento definitivo sobre a questão da geração expontânea, um cientista francês já havia realizado alguns experimentos sobre a origem dos microrganismos o qual mais tarde veio derrubar por terra esta hipótese e ganhar o prêmio oferecido. Este cientista hoje muito conhecido por:
a) Louis Pasteur (1822-1895)
b) Louis Jablot (1645-1723)
c) John Needlham (1713-1781)
d) Lazarro Spallanzani (1729-1799)
e) Thomas Huxley (1825-1895)
10 - (UNIMONTES MG)
A evolução pode envolver tanto aspectos genéticos quanto comportamentais de determinados indivíduos. A figura a seguir ilustra implicitamente características evolutivas da espécie humana.
Observe-a.
Considerando a figura e o assunto abordado, assinale, nas alternativas abaixo, a que representa uma característica NÃO CONTEMPLADA no processo apresentado pela figura.
a) Seleção natural.
b) Criacionismo.
c) Teoria evolucionista.
d) Variabilidade genética.
11 - (FEPECS DF)
Aminoácidos radioativos foram injetados em células glandulares com o fim de permitir o acompanhamento da atividade das células pra produzir e concentrar determinada enzima. Essas duas etapas ocorrem, sucessivamente, nas seguintes estruturas:
a) complexo de Golgi e retículo endoplasmático liso.
b) complexo de Golgi e retículo endoplasmático rugoso.
c) grãos de zimogênio e retículo endoplasmático rugoso.
d) retículo endoplasmático liso e grãos de zimogênio.
e) retículo endoplasmático rugoso e grãos de zimogênio.
12 - (FUVEST SP)
Alimento protéico marcado com radioatividade foi fagocitado por paramécios. Poucos minutos depois, os paramécios foram analisados e a maior concentração de radioatividade foi encontrada:
a) nos centríolos.
b) nas mitocôndrias.
c) na carioteca.
d) no nucléolo.
e) no retículo endoplasmático.
13 - (PUC PR)
Numere os elementos da coluna inferior (funções) com os seus correspondentes da coluna superior (estruturas celulares):
Estruturas celulares
1. Retículo endoplasmático
2. Lisossomo
3. Mitocôndria
4. Cloroplasto
5. Ribossomo
6. Aparelho de Golgi
7. Membrana plasmática
Funções
( ) Realiza síntese, transporte e armazenamento de substâncias
( ) Promove digestão intracelular
( ) Responsável pela síntese de carboidratos
( ) Responsável pela síntese de proteínas
( ) Mantém a semipermeabilidade das células
( ) Responsável pela respiração aeróbica
A seqüência correta na coluna de funções é:
a) 5 - 2 - 4 - 1 - 7 - 3
b) 3 - 5 - 6 - 4 - 1 - 2
c) 1 - 2 - 4 - 5 - 7 - 3
d) 6 - 5 - 4 - 2 - 7 - 3
e) 1 - 3 - 4 - 5 - 3 - 7
14 - (PUC RJ)
Células do fígado possuem até duas mil mitocôndrias, ocupando cerca de 1/5 do seu volume. O número alto de mitocôndrias nessas células pode ser explicado porque as células hepáticas:
a) são maiores que as demais do corpo.
b) apresentam respiração aeróbia.
c) têm grande atividade metabólica.
d) têm volume citoplasmático maior que o nuclear.
e) produzem enzimas digestivas em grande quantidade.
15 - (UEG GO)
Embora exista uma grande diversidade de formas entre os seres vivos, sua constituição celular é muito similar. Podemos observar entre uma célula vegetal (1), uma célula animal (2) e uma célula bacteriana (3) as seguintes semelhanças e diferenças verdadeiras, EXCETO:
a) As células (1) e (2) apresentam carioteca, característica que as diferencia da célula (3).
b) a célula (1) apresenta parede celular com função de proteção que a diferencia da célula (2).
c) A presença de membrana plasmática, com função de controle de trocas entre a célula e o meio externo é comum às três células (1, 2 e 3).
d) O vacúolo de suco celular, com função de armazenamento e regulação osmótica é observado somente na célula (1).
16 - (FEPECS DF)
O quadro abaixo mostra o efeito da ingestão de água do mar no homem e na baleia.
Sobre ele fizeram-se as seguintes afirmações:
I. Um náufrago, que conseguiu chegar a uma ilhota sem água doce, fatalmente ficará desidratado.
II. O homem não consegue eliminar todos os íons Cl– ingeridos com a água do mar.
III. A ingestão de água do mar torna-se perigosa para a baleia pois seus tecidos acumulam íons Cl–.
Somente é correto o que se afirmou em
a) I
b) II
c) III
d) I e II
e) II e III
17 - (PUC MG)
Dois indivíduos com muita sede bebem água. O indivíduo A bebe água com concentração salina menor que a do seu organismo. O indivíduo B bebe água salgada de mar. Os gráficos que representam CORRETAMENTE as variações dos volumes celulares após a ingestão das águas citadas são:
a)
b)
c)
d)
18 - (UFTM MG)
Acerca das medidas adotadas ou evitadas por um náufrago perdido no mar, foram feitas as seguintes proposições:
I. evitar o consumo de água salgada, já que gastará uma quantidade extra de água para eliminar o excesso de sal ingerido;
II. evitar o consumo de peixe cru, pois haverá produção excessiva de ácido úrico e essa substância, para ser eliminada, deve ser diluída em água;
III. consumir água salgada, pois isso auxiliará a retenção de água no seu organismo.
Está correto o contido apenas em:
a) I.
b) II.
c) III.
d) I e II.
e) II e III.
19 - (UFOP MG)
A energia para o trabalho celular de plantas e animais provém, em última análise, da luz solar. Essa energia pode ser transformada e utilizada nos seguintes processos biológicos. Assinale a alternativa incorreta:
a) Transporte ativo
b) Trabalho muscular
c) Fotossíntese
d) Bioluminescência
e) Osmose
20 - (UNEB BA)
Dado o esquema abaixo, no qual um recipiente é dividido por uma membrana semipermeável (MSP), o fenômeno físico que explica o que está ocorrendo no sistema, sem gasto de energia é:
a) transporte ativo; apenas o solvente passa pela membrana semipermeável.
b) difusão facilitada; apenas o soluto passa pela membrana semipermeável.
c) osmose; apenas o solvente passa pela membrana semipermeável.
d) osmose; apenas o soluto passa pela membrana semipermeável.
e) transporte ativo; solvente e soluto passam pela membrana semipermeável.
GABARITO:
1) Gab: C
2) Gab: A
3) Gab: C
4) Gab: D
5) Gab: D
6) Gab: A
7) Gab: C
8) Gab: E
9) Gab: A
10) Gab: B
11) Gab: E
12) Gab: E
13) Gab: C
14) Gab: C
15) Gab: D
16) Gab: D
17) Gab: A
18) Gab: A
19) Gab: E
20) Gab: C
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