terça-feira, 7 de setembro de 2010

BIOLOGIA 2º ANO - PROFESSOR GUY JÚNIOR


Biologia do 2º ano

01 - (FUVEST SP)     
Boca e sistema digestivo ausentes, cabeça com quatro ventosas musculares e um círculo de ganchos, cutícula permeável a água e nutrientes e que protege contra os sucos digestivos do hospedeiro, sistema reprodutor completo e ovos com alta tolerância e variações de pH.
O texto descreve adaptações das:
a)    lombrigas ao endoparasitismo.
b)    tênias ao endoparasitismo.
c)    lombrigas ao ectoparasitismo.
d)    tênias ao ectoparasitismo.
e)    tênias ao comensalismo.

02 - (PUC RS)     
O equilíbrio hídrico é garantido por células denominadas solenócitos ( células-flama ) que expulsam água através de um sistema de canais aos quais estão ligadas.
Esse tipo celular encontra-se nas atividades de excreção dos
a)    equinodermas.
b)    platielmintes.
c)    anelídeos.
d)    crustáceos.
e)    aracnídeos.

03 - (UFOP MG)     
Assinale a afirmativa incorreta em relação aos organismos pertencentes à classe Cestoda.
a)    Apresentam o corpo dividido em proglotes.
b)    O escólex está na parte anterior.
c)    Apresentam tubo digestivo completo.
d)    São hermafroditas.
e)    O corpo é achatado dorsoventralmente em forma de fita.

04 - (UERJ)     
A neurocisticercose, uma doença cerebral fácil de ser erradicada mas praticamente incurável em sua fase crônica, está crescendo no Brasil.
O parasita que provoca a neurocisticercose infesta o organismo através da:
a)    penetração ativa da cercária na pele exposta aos focos
b)    ingestão de ovos vivos de tênia encontrados em verduras
c)    infecção de microfilárias provenientes da picada do mosquito
d)    invasão de larvas rabditóides presentes em alimentos contaminados

05 - (PUC RS)     
Os turbelários, em sua maioria, são carnívoros e capturam vários tipos de invertebrados suficientemente pequenos para lhes servir de alimento. Alguns se alimentam de animais mortos que afundam na água. Protozoários, rotíferos e diminutos crustáceos fazem parte do seu cardápio normal. Existem aqueles que se alimentam de algas diatomáceas e outros, ainda, são parasitos.
O texto acima se aplica ao estudo dos:
a)    anelídeos.
b)    celenterados.
c)    moluscos.
d)    platelmintos.
e)    nematódios.

06 - (PUC PR)     
Analisando a circulação ou Sistema Circulatório nos diferentes grupos animais, podemos afirmar que:

I.     Mamíferos e Aves têm o coração com quatro cavidades, dois átrios e dois ventrículos.
II.    Répteis têm o coração com três cavidades, no entanto, existem os que têm o coração com quatro e outros com apenas duas cavidades.
III.   Anfíbios e Peixes têm o coração com três cavidades, dois átrios e um ventrículo.

Está correta ou estão corretas:
a)    I, II e III.
b)    apenas I e II.
c)    apenas I e III.
d)    apenas I.
e)    apenas II e III.

07 - (UFOP MG)     
Um jardim zoológico separou os vertebrados em grupos, de acordo com suas características anatômicas, e os instalou em diferentes setores. No dia em que chegaram ao local seis novos animais adultos não classificados, um funcionário deparou-se com a necessidade de encaminhá-los aos setores adequados sabendo apenas que:

· O animal nº 1 possuía coração tricavitado, mas o nº 2 apresentava quatro cavidades.
· O animal nº 3 era ovíparo e revestido por escamas, sendo bastante diferente do nº 5 que era recoberto por pêlos.
· O animal nº 4 respirava por brânquias e possuía duas cavidades cardíacas, enquanto o nº 6 apresentava respiração pulmonar e cutânea.

Auxilie o funcionário do zoológico, correlacionando a COLUNA I com a coluna II:

I.     Peixe
II.    Anfíbio
III.   Réptil
IV.  Mamífero
V.    Não há dados suficientes par a classificação

(   )  animal nº 1
(   )  animal nº 2
(   )  animal nº 3
(   )  animal nº 4
(   )  animal nº 5
(   )  animal nº 6

Assinale a alternativa que contém a alternativa correta:
a)    V, IV, V, I, IV, II
b)    III, IV, V, I, IV, V
c)    V, IV, III, I, IV, II
d)    III, IV, III, I, IV, V
e)    III, IV, III, I, IV, II

08 - (UFRJ)     
A tabela a seguir mostra o consumo de O2 de um certo animal em diferentes temperaturas ambientes:

TEMPERATURA   CONSUMO DE 02/HORA
(em 0C)                        (em mm3/g)
    5                                     80
   10                                   105
   15                                     95
   20                                     50
   25                                     36
   30                                     31
   35                                     27

Esse animal é endotérmico (homeotérmico) ou ectotérmico (pecilotérmico)? Justifique sua resposta com base nos dados da tabela.

09 - (UnB DF)     
Julgue os itens abaixo:
00.  Os moneras são seres unicelulares e eucariotos.
01.  Os poríferos e celenterados possuem os sistemas digestivos e nervoso bem diferenciados.
02.  Todas as aranhas e escorpiões são predadores e venenosos.
03.  Os insetos capazes de voar favorecem a dispersão e ocupam os mais variados habitats.
04.  Os mamíferos apresentam glândulas mamárias, pêlos, hemáceas anucleadas e excelente mecanismo termo-regulador.

10 - (PUC PR)   
Os mamíferos, em relação ao tipo de reprodução que apresentam, podem ser classificados em três grupos:

I.     Placentários: vivíparos, apresentando desenvolvimento completo do embrião dentro do útero materno, ao qual se liga por meio de uma placenta. Exemplos: baleia, peixe-boi e golfinho.
II.    Marsupiais: vivíparos, cujos embriões desenvolvem-se parcialmente no útero materno, completando seu desenvolvimento numa bolsa externa localizada no ventre materno - o marsúpio.  Exemplos: gambá e cuíca.
III.   Monotremados: ovíparos, com desenvolvimento embrionário completamente realizado fora do útero materno. Exemplos: ornitorrinco e équidna.

Está correta ou estão corretas:
a)    apenas II e III.
b)    apenas I e III.
c)    apenas I.
d)    todas.
e)    apenas I e II.

11 - (ETAPA SP)   

No cladograma anterior, os números de 1 a 5 podem ser substituídos respectivamente por:
a)    mandíbulas, penas, ovos, pulmões e garras (unhas).
b)    glândulas mamárias, penas, ovos, mandíbulas e garras (unhas).
c)    garras (unhas), ovos, penas, pulmões e mandíbulas.
d)    mamas, penas, garras (unhas), pulmões e mandíbulas.
e)    placenta, ovos, pulmões, mandíbulas e garras (unhas).

12 - (UFOP MG)     
Na planeta Terra, os seres vivos se caracterizam pela capacidade de se perpetuar e de se adaptar ao meio ambiente. Considerando as inúmeras “experiências feitas pela natureza”, pode-se constatar que entre as classes do filo Cordata, são encontrados quatro mecanismos reprodutivos, estando todos eles presentes na classe dos Osteictes.
Levando em consideração o texto acima, relacione as duas colunas:

I.     Macho e fêmea lançam suas células gametas livremente no meio aquoso.
II.    Macho deposita esperma no interior da fêmea, que após a fertilização do óvulo, faz a postura.
III.   Macho deposita esperma no interior d fêmea, onde ocorre o desenvolvimento do embrião.
IV.  Macho insemina a fêmea e o desenvolvimento embrionário ocorre no interior da fêmea, que nutre o embrião durante a gestação com posterior parição.

a.    ovíparo
b.    vivíparo
c.     ovulíparo
d.    ovovivíparo

A correlação correta é:
a)    I–a, II–c, III–d, IV–b
b)    I-c, II-a, III-b, IV-d
c)    I-a, II-c, III-b, IV-d
d)    I-a, II-b, III-c, IV-d
e)    I–c, II–a, III–d, IV–b

13 - (EFOA MG)     
O filo Chordata agrupa exemplos de organismos bastante diversificados. Entretanto, seus representantes apresentam algumas características morfológicas em comum, pelo menos em alguma fase do desenvolvimento. Das características abaixo, aquela que NÃO é comum a todos os Chordata é:
a)    fendas branquiais.
b)    tubo nervoso dorsal.
c)    notocorda.
d)    respiração pulmonar.
e)    celoma.

14 - (MACK SP)   
Alguns filos animais foram agrupados da seguinte forma:
- grupo 1: equinodermos e cnidários
- grupo 2: moluscos, nematodos e platelmintos
- grupo 3: cordados, artrópodes e anelídeos

Os indivíduos dos grupos 1, 2 e 3 apresentam, respectivamente:

15 - (PUC RS)     
Os animais do filo Chordata apresentam, em pelo menos alguma etapa do seu ciclo de vida, tubo neural, notocorda e fendas faríngeas. Três exemplos de animais pertencentes ao filo Chordata são:
a)    lombrigas, caracóis e insetos.
b)    centopéias, ofiúros e jacarés.
c)    lampreias, rãs e cetáceos.
d)    lulas, minhocas e ungulados.
e)    mexilhões, tartarugas e felinos.

16 - (UFF RJ)     
O Ancylostoma duodenale e o Necator americanus causam a ancilostomose, conhecida vulgarmente como amarelão, porque as pessoas parasitadas apresentam:
a)    diminuição do número de melanócitos.
b)    icterícia, provocada pelos danos hepáticos.
c)    fotofobia e, conseqüentemente, não se expõem ao sol.
d)    despigmentação, por lesões subcutâneas.
e)    palidez, devida à forte anemia.

17 - (UFOP MG)     
O helminto transmitido ao homem por um artrópode é:
a)    Taenia saginata
b)    Ancylostoma duodenale
c)    Ascaris lumbricoides
d)    Taenia solium
e)    Wuchereria bancrofti

18 - (UFOP MG)   
O parasito que penetra no organismo pela boca, em fase do ovo, vai consecutivamente para o aparelho digestivo, circulatório, respiratório e volta novamente para o tubo digestivo é:
a)    Ascaris
b)    Necator
c)    Taenia
d)    Wuchereria
e)    Ancylostoma

19 - (UFU MG)     
Os humanos adquirem ascaridíase ao:
a)    ingerir ovos desse parasita monoxeno em verduras mal lavadas e água contaminada.
b)    comer carne mal cozida ou crua que contém cistos desse parasita heteroxeno.
c)    dormir ao relento e ao serem picados por mosquitos contaminados pelos nemátodos.
d)    nadar em rios ou lagoas contaminadas por cercarias e outras larvas.

20 - (FUNREI MG)     
Foi levada ao médico uma criança que andava sempre descalça, possuía um estranho apetite para ingerir terra, era desanimada e muito pálida. Após exame de fezes, o diagnóstico mais provável foi de que ela estava com:
a)    desnutrição e deficiência de carboidratos, devido à amebíase.
b)    anemia, em conseqüência da ancilostomíase.
c)    teníase, em conseqüência da ancilostomíase.
d)    esquistossomose, adquirida com o hábito de andar descalça.

GABARITO:

1) Gab: B

2) Gab: B

3) Gab: C

4) Gab: B

5) Gab: D

6) Gab: D

7) Gab: C

8) Gab: O animal é endotérmico. A tabela mostra que em temperaturas mais baixas o consumo deoxigênio é maior do que em temperaturas mais altas. Logo, houve aumento da taxa de metabolismo, liberando mais energia e calor para compensar a perda para o ambiente. Os animais ectotérmicos não regulam sua temperatura interna.

9) Gab: EEECC

10) Gab: D

11) Gab: D

12) Gab: E

13) Gab: D

14) Gab: E

15) Gab: C

16) Gab: E

17) Gab: E

18) Gab: A

19) Gab: A

20) Gab: B


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