terça-feira, 7 de setembro de 2010

BIOLOGIA 1º ANO - PROF GUY JÚNIOR


Biologia do 1º ano

01 - (UNIFOR CE)   
O experimento realizado por Louis Pasteur, utilizando frascos com pescoço de cisne e caldos nutritivos, derrubou a hipótese:
a)    autotrófica.
b)    da biogênese.
c)    da abiogênese.
d)    heterotrófica.
e)    da pré-formação.

02 - (UEPB)     
Leia atentamente as proposições abaixo:

I.     O médico e biologista italiano Francesco Redi elaborou, em meados do século XVII, experimentos que favoreceram o fortalecimento da teoria sobre a origem da vida por geração espontânea.
II.    A abiogênese defendia que a vida poderia surgir a partir da matéria bruta. No século XVIII, o médico Van Helmont, famoso Fisiologista Vegetal e defensor desta hipótese, apresentou uma "receita" para obter ratos a partir de grãos de trigo e de uma roupa suada.
III.   O aperfeiçoamento do microscópio, que revelou a existência de seres muito pequenos, reforçou as idéias sobre geração espontânea, pelo menos no que se refere a estes seres microscópicos.
IV.  Somente em meados do século passado, o cientista francês Louis Pasteur conseguiu demonstrar, de maneira definitiva, que até mesmo os microrganismos não se originam espontaneamente de matéria inanimada.

Assinale a alternativa correta.
a)    apenas a proposição I é falsa.
b)    apenas a proposição IV é falsa.
c)    apenas as proposições I e III são falsas.
d)    apenas as proposições I e IV são falsas.
e)    todas as proposições são falsas.

03 - (UEPB)     
As várias hipóteses tentam explicar a origem dos seres vivos na Terra. Atualmente, porém, a que é mais aceita cientificamente dz que “a vida se origina somente de outra vida pré-existente” – Biogênese. A evidência maior de tal teoria se deu após os trabalhos realizados por:
a)    Francesco Redi – pedaços de carne no interior de frascos.
b)    Aristóteles – existência de princípio ativo.
c)    Louis Pasteur – frascos de “pescoço de cisne”.
d)    Needham – soluções nutritivas em frascos aquecidos.
e)    Helmont – receita para criar ratos.

04 - (UFAC)     
        Indique qual dos estudiosos abaixo estabeleceu a teoria da biogênese, mediante comprovação experimental, segundo a qual A VIDA SE ORIGINA SOMENTE DE OUTRA VIDA PREEXISTENTE.
a)    Aristóteles
b)    Charles Robert Darwin
c)    Francesco Redi
d)    Louis Pasteur
e)    Stanley Miller

05 - (UNIPAC MG)     
Qual alternativa MELHOR se refere às idéias de Pasteur?
a)    Em 1808, propôs a lei do uso e desuso dos órgãos, onde um órgão pouco usado tende a atrofiar-se e não aparecer nas gerações seguintes.
b)    Propôs um processo de seleção natural entre as espécies, onde o mais adaptado tem a maior probabilidade de sobreviver.
c)    Concluiu que cada caráter hereditário é devido a um par de fatores que se segregam durante a formação dos gametas, indo um fator para cada gameta.
d)    Por volta de 1860, comprovou a falsidade sobre as teorias da geração espontânea da vida.

06 - (UNIPAC MG)     
O frasco abaixo representa uma parte, das experimentações desenvolvidas no século XVIII, que dividia os pesquisadores em dois grupos: os que defendiam a biogênese, e os que defendiam a abiogênese.


Neste frasco foram utilizados caldo de carne e outras substâncias nutritivas, e chegaram a conclusão: que os líquidos aquecidos em frascos  fechados turvam-se com o tempo.
De acordo com seus conhecimentos sobre as teorias, qual alternativa explica corretamente a defesa da biogênese, para a conclusão acima:
a)    O aquecimento é insuficiente para destruir os microorganismos e eles se multiplicaram.
b)    O aquecimento é insuficiente para destruir o princípio ativo.
c)    Os microorganismos entram com o ar, e encontrando ambiente favorável, multiplicam-se.
d)    O ar contém o princípio ativo e este, entrando no frasco, provoca a geração dos microorganismos.

07 - (Univ. Potiguar RN)     
A biogênese é uma teoria que:
a)    admite mutações espontâneas
b)    admite geração espontânea
c)    admite que, para o aparecimento de um organismo, deve haver um indivíduo antecessor
d)    foi concebida por Lamarck

08 - (UFAM)      
”Os seres vermiformes que surgem na carne em putrefação são larvas, um estágio do ciclo de vida das moscas. As larvas devem surgir de ovos colocados por moscas, e não  por geração espontânea a partir da putrefação da carne”. Esta hipótese foi formulada por um médico e biólogo italiano conhecido por:
a)    Aristóteles século IV a.C.
b)    Wiliam Havey ( 1578-1657)
c)    René Descartes ( 1596-1650)
d)    Isaac Newton (1642-1727)
e)    Francisco Redi (1626-1697)

09 - (UFAM)   
Alguns anos antes de a Academia Francesa de Ciências oferecer um prêmio compensador para quem apresentasse um experimento definitivo sobre a questão da geração expontânea, um cientista francês já havia realizado alguns experimentos sobre a origem dos microrganismos o qual mais tarde veio derrubar por terra esta hipótese e ganhar o prêmio oferecido. Este cientista hoje muito conhecido  por:
a)    Louis Pasteur  (1822-1895)
b)    Louis Jablot (1645-1723)
c)    John Needlham (1713-1781)
d)    Lazarro Spallanzani (1729-1799)
e)    Thomas Huxley (1825-1895)

10 - (UNIMONTES MG)   
A evolução pode envolver tanto aspectos genéticos quanto comportamentais de determinados indivíduos. A figura a seguir ilustra implicitamente características evolutivas da espécie humana.
Observe-a.


Considerando a figura e o assunto abordado, assinale, nas alternativas abaixo, a que representa uma característica NÃO CONTEMPLADA no processo apresentado pela figura.
a)    Seleção natural.
b)    Criacionismo.
c)    Teoria evolucionista.
d)    Variabilidade genética.

11 - (FEPECS DF)     
Aminoácidos radioativos foram injetados em células glandulares com o fim de permitir o acompanhamento da atividade das células pra produzir e concentrar determinada enzima. Essas duas etapas ocorrem, sucessivamente, nas seguintes estruturas:
a)    complexo de Golgi e retículo endoplasmático liso.
b)    complexo de Golgi e retículo endoplasmático rugoso.
c)    grãos de zimogênio e retículo endoplasmático rugoso.
d)    retículo endoplasmático liso e grãos de zimogênio.
e)    retículo endoplasmático rugoso e grãos de zimogênio.

12 - (FUVEST SP)     
Alimento protéico marcado com radioatividade foi fagocitado por paramécios. Poucos minutos depois, os paramécios foram analisados e a maior concentração de radioatividade foi encontrada:
a)    nos centríolos.
b)    nas mitocôndrias.
c)    na carioteca.
d)    no nucléolo.
e)    no retículo endoplasmático.

13 - (PUC PR)     
Numere os elementos da coluna inferior (funções) com os seus correspondentes da coluna superior (estruturas celulares):

Estruturas celulares      
1.    Retículo endoplasmático
2.    Lisossomo
3.    Mitocôndria
4.    Cloroplasto
5.    Ribossomo
6.    Aparelho de Golgi
7.    Membrana plasmática 

Funções
(   )  Realiza síntese, transporte e armazenamento de substâncias
(   )  Promove digestão intracelular
(   )  Responsável pela síntese de carboidratos
(   )  Responsável pela síntese de proteínas
(   )  Mantém a semipermeabilidade das células
(   )  Responsável pela respiração aeróbica

A seqüência correta na coluna de funções é:
a)    5 - 2 - 4 - 1 - 7 - 3
b)    3 - 5 - 6 - 4 - 1 - 2
c)    1 - 2 - 4 - 5 - 7 - 3
d)    6 - 5 - 4 - 2 - 7 - 3
e)    1 - 3 - 4 - 5 - 3 - 7

14 - (PUC RJ)     
Células do fígado possuem até duas mil mitocôndrias, ocupando cerca de 1/5 do seu volume. O número alto de mitocôndrias nessas células pode ser explicado porque as células hepáticas:
a)    são maiores que as demais do corpo.
b)    apresentam respiração aeróbia.
c)    têm grande atividade metabólica.
d)    têm volume citoplasmático maior que o nuclear.
e)    produzem enzimas digestivas em grande quantidade.

15 - (UEG GO)     
Embora exista uma grande diversidade de formas entre os seres vivos, sua constituição celular é muito similar. Podemos observar entre uma célula vegetal (1), uma célula animal (2) e uma célula bacteriana (3) as seguintes semelhanças e diferenças verdadeiras, EXCETO:
a)    As células (1) e (2) apresentam carioteca, característica que as diferencia da célula (3).
b)    a célula (1) apresenta parede celular com função de proteção que a diferencia da célula (2).
c)    A presença de membrana plasmática, com função de controle de trocas entre a célula e o meio externo é comum às três células (1, 2 e 3).
d)    O vacúolo de suco celular, com função de armazenamento e regulação osmótica é observado somente na célula (1).

16 - (FEPECS DF)     
O quadro abaixo mostra o efeito da ingestão de água do mar no homem e na baleia.

Sobre ele fizeram-se as seguintes afirmações:

I.     Um náufrago, que conseguiu chegar a uma ilhota sem água doce, fatalmente ficará desidratado.
II.    O homem não consegue eliminar todos os íons Cl ingeridos com a água do mar.
III.   A ingestão de água do mar torna-se perigosa para a baleia pois seus tecidos acumulam íons Cl.

Somente é correto o que se afirmou em
a)    I
b)    II
c)    III
d)    I e II
e)    II e III

17 - (PUC MG)   
Dois indivíduos com muita sede bebem água. O indivíduo A bebe água com concentração salina menor que a do seu organismo. O indivíduo B bebe água salgada de mar. Os gráficos que representam CORRETAMENTE as variações dos volumes celulares após a ingestão das águas citadas são:
a)
b) 
c)
d)

18 - (UFTM MG)   
Acerca das medidas adotadas ou evitadas por um náufrago perdido no mar, foram feitas as seguintes proposições:

I.     evitar o consumo de água salgada, já que gastará uma quantidade extra de água para eliminar o excesso de sal ingerido;
II.    evitar o consumo de peixe cru, pois haverá produção excessiva de ácido úrico e essa substância, para ser eliminada, deve ser diluída em água;
III.   consumir água salgada, pois isso auxiliará a retenção de água no seu organismo.

Está correto o contido apenas em:
a)    I.
b)    II.
c)    III.
d)    I e II.
e)    II e III.

19 - (UFOP MG)     
A energia para o trabalho celular de plantas e animais provém, em última análise, da luz solar. Essa energia pode ser transformada e utilizada nos seguintes processos biológicos. Assinale a alternativa incorreta:
a)    Transporte ativo
b)    Trabalho muscular
c)    Fotossíntese
d)    Bioluminescência
e)    Osmose

20 - (UNEB BA)     
Dado o esquema abaixo, no qual um recipiente é dividido por uma membrana semipermeável (MSP), o fenômeno físico que explica o que está ocorrendo no sistema, sem gasto de energia é:
a)    transporte ativo; apenas o solvente passa pela membrana semipermeável.
b)    difusão facilitada; apenas o soluto passa pela membrana semipermeável.
c)    osmose; apenas o solvente passa pela membrana semipermeável.
d)    osmose; apenas o soluto passa pela membrana semipermeável.
e)    transporte ativo; solvente e soluto passam pela membrana semipermeável.

GABARITO:

1) Gab: C

2) Gab: A

3) Gab: C

4) Gab: D

5) Gab: D

6) Gab: A

7) Gab: C

8) Gab: E

9) Gab: A

10) Gab: B

11) Gab: E

12) Gab: E

13) Gab: C

14) Gab: C

15) Gab: D

16) Gab: D

17) Gab: A

18) Gab: A

19) Gab: E

20) Gab: C


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