domingo, 20 de março de 2011

Origem da vida Biogênese X Abiogênese


Abiogênese X Biogênese / Teorias Conflitantes - Professor Guy Bravos

01-(UNIFOR CE/1998/Julho - Conh. Espec.) O experimento realizado por Louis Pasteur, utilizando frascos com pescoço de cisne e caldos nutritivos, derrubou a hipótese:
a)    autotrófica.
b)    da biogênese.
c)    da abiogênese.
d)    heterotrófica.
e)    da pré-formação.

02 - (UEPB/1999)  Leia atentamente as proposições abaixo:

I.     O médico e biologista italiano Francesco Redi elaborou, em meados do século XVII, experimentos que favoreceram o fortalecimento da teoria sobre a origem da vida por geração espontânea.
II.    A abiogênese defendia que a vida poderia surgir a partir da matéria bruta. No século XVIII, o médico Van Helmont, famoso Fisiologista Vegetal e defensor desta hipótese, apresentou uma "receita" para obter ratos a partir de grãos de trigo e de uma roupa suada.
III.   O aperfeiçoamento do microscópio, que revelou a existência de seres muito pequenos, reforçou as idéias sobre geração espontânea, pelo menos no que se refere a estes seres microscópicos.
IV.  Somente em meados do século passado, o cientista francês Louis Pasteur conseguiu demonstrar, de maneira definitiva, que até mesmo os microrganismos não se originam espontaneamente de matéria inanimada.

Assinale a alternativa correta.
a)    apenas a proposição I é falsa.
b)    apenas a proposição IV é falsa.
c)    apenas as proposições I e III são falsas.
d)    apenas as proposições I e IV são falsas.
e)    todas as proposições são falsas.

03 - (UEPB/2002) As várias hipóteses tentam explicar a origem dos seres vivos na Terra. Atualmente, porém, a que é mais aceita cientificamente dz que “a vida se origina somente de outra vida pré-existente” – Biogênese. A evidência maior de tal teoria se deu após os trabalhos realizados por:
a)    Francesco Redi – pedaços de carne no interior de frascos.
b)    Aristóteles – existência de princípio ativo.
c)    Louis Pasteur – frascos de “pescoço de cisne”.
d)    Needham – soluções nutritivas em frascos aquecidos.
e)    Helmont – receita para criar ratos.

04 - (UFAC/2001) Indique qual dos estudiosos abaixo estabeleceu a teoria da biogênese, mediante comprovação experimental, segundo a qual A VIDA SE ORIGINA SOMENTE DE OUTRA VIDA PREEXISTENTE.
a)    Aristóteles
b)    Charles Robert Darwin
c)    Francesco Redi
d)    Louis Pasteur
e)    Stanley Miller

05 - (UNIPAC MG/1997)Qual alternativa MELHOR se refere às idéias de Pasteur?
a)    Em 1808, propôs a lei do uso e desuso dos órgãos, onde um órgão pouco usado tende a atrofiar-se e não aparecer nas gerações seguintes.
b)    Propôs um processo de seleção natural entre as espécies, onde o mais adaptado tem a maior probabilidade de sobreviver.
c)    Concluiu que cada caráter hereditário é devido a um par de fatores que se segregam durante a formação dos gametas, indo um fator para cada gameta.
d)    Por volta de 1860, comprovou a falsidade sobre as teorias da geração espontânea da vida.

06 - (UNIPAC MG/1999) O frasco abaixo representa uma parte, das experimentações desenvolvidas no século XVIII, que dividia os pesquisadores em dois grupos: os que defendiam a biogênese, e os que defendiam a abiogênese.


Neste frasco foram utilizados caldo de carne e outras substâncias nutritivas, e chegaram a conclusão: que os líquidos aquecidos em frascos  fechados turvam-se com o tempo.
De acordo com seus conhecimentos sobre as teorias, qual alternativa explica corretamente a defesa da biogênese, para a conclusão acima:
a)    O aquecimento é insuficiente para destruir os microorganismos e eles se multiplicaram.
b)    O aquecimento é insuficiente para destruir o princípio ativo.
c)    Os microorganismos entram com o ar, e encontrando ambiente favorável, multiplicam-se.
d)    O ar contém o princípio ativo e este, entrando no frasco, provoca a geração dos microorganismos.

07 - (Univ. Potiguar RN/1999/Janeiro) A biogênese é uma teoria que:
a)    admite mutações espontâneas
b)    admite geração espontânea
c)    admite que, para o aparecimento de um organismo, deve haver um indivíduo antecessor
d)    foi concebida por Lamarck

08 - (UFAM/2003) ”Os seres vermiformes que surgem na carne em putrefação são larvas, um estágio do ciclo de vida das moscas. As larvas devem surgir de ovos colocados por moscas, e não  por geração espontânea a partir da putrefação da carne”. Esta hipótese foi formulada por um médico e biólogo italiano conhecido por:
a)    Aristóteles século IV a.C.
b)    Wiliam Havey ( 1578-1657)
c)    René Descartes ( 1596-1650)
d)    Isaac Newton (1642-1727)
e)    Francisco Redi (1626-1697)

09 - (UFAM/2003) Alguns anos antes de a Academia Francesa de Ciências oferecer um prêmio compensador para quem apresentasse um experimento definitivo sobre a questão da geração expontânea, um cientista francês já havia realizado alguns experimentos sobre a origem dos microrganismos o qual mais tarde veio derrubar por terra esta hipótese e ganhar o prêmio oferecido. Este cientista hoje muito conhecido  por:
a)    Louis Pasteur  (1822-1895)
b)    Louis Jablot (1645-1723)
c)    John Needlham (1713-1781)
d)    Lazarro Spallanzani (1729-1799)
e)    Thomas Huxley (1825-1895)

10 - (UNIMONTES MG/2007/Verão)   
A evolução pode envolver tanto aspectos genéticos quanto comportamentais de determinados indivíduos. A figura a seguir ilustra implicitamente características evolutivas da espécie humana.
Observe-a.


Considerando a figura e o assunto abordado, assinale, nas alternativas abaixo, a que representa uma característica NÃO CONTEMPLADA no processo apresentado pela figura.
a)    Seleção natural.
b)    Criacionismo.
c)    Teoria evolucionista.
d)    Variabilidade genética.

11 - (UFCG PB/2007/1ª Etapa) Dentre as várias hipóteses formuladas para explicar a origem da vida na Terra, a mais aceita é a hipótese heterotrófica, proposta pelo bioquímico russo A. I. Oparin, em 1938, que explica o surgimento da vida como uma evolução dos processos bioquímicos dos organismos. Os processos bioquímicos envolvidos em sua teoria são:
1.    Respiração aeróbica.
2.    Fotossíntese.
3.    Fermentação.
Analise o texto acima e assinale a alternativa que indica a seqüência correta de surgimento desses processos, de acordo com a hipótese heterotrófica.
a)    1, 2, 3.
b)    2, 1, 3.
c)    3, 1, 2.
d)    1, 3, 2.
e)    3, 2, 1.

12 - (UESPI/2009) “Ponha-se uma porção de linho velho num vaso que contenha alguns grãos de trigo ou um pedaço de queijo durante cerca de três semanas, e, ao cabo desse período, os ratos adultos, tanto machos como fêmeas, surgirão no vaso”. Sobre as idéias para explicar a origem da vida, o princípio expresso no trecho destacado ilustra a teoria da:

a)    Geração Espontânea.
b)    Clonagem.
c)    Seleção Natural.
d)    Biogênese.
e)    Quimiossíntese.

13 - (UFC CE/2009) A definição de vida é motivo de muitos debates. Segundo a Biologia, o início da vida na Terra deu-se com:

a)    o big bang, que deu origem ao universo e conseqüentemente à vida.
b)    o aumento dos níveis de O2 atmosférico, que permitiu a proliferação dos seres aeróbios.
c)    o surgimento dos coacervados, os quais, em soluções aquosas, são capazes de criar uma membrana, isolando a matéria orgânica do meio externo.
d)    o surgimento de uma bicamada fosfolipídica, que envolveu moléculas com capacidade de autoduplicação e metabolismo.
e)    o resfriamento da atmosfera, que propiciou uma condição favorável para a origem de moléculas precursoras de vida.

14 - (UCS RS/2009/Julho) Há 4,5 milhões de anos, a atmosfera e os oceanos apresentavam composição diferente da atual. Os componentes químicos existentes naquela época se associaram, originando então compostos orgânicos, que se tornaram cada vez mais complexos, controlando a entrada de nutrientes por uma membrana seletiva. Esses mesmos compostos englobaram partículas menores que, por um processo mais simples que a fermentação, obtinham energia e substâncias para incorporar à sua constituição.

O texto acima corrobora com a hipótese

a)    abiogênica.
b)    biogênica.
c)    heterotrófica.
d)    autotrófica.
e)    evolucionista.

15 - (UEG GO/2009/Julho) Várias teorias ao longo dos anos tentam explicar as possíveis origens para a vida no planeta Terra. Na figura a seguir, está representado um dos experimentos feitos para explicar tal origem.

LINHARES, Sérgio; GEWANDSZNAJDER, Fernando.
Biologia série Brasil. São Paulo: Ática.
2005. p. 456. (Adaptado).

A partir do experimento realizado a que conclusão pode-se chegar sobre a origem da vida?

16 - (UESPI/2010) Após utilizar parte do molho de tomate que preparara, Mariana guardou o que restou na geladeira. Depois de alguns dias, ao tentar reutilizar o molho, percebeu que este estava tomado por bolores (fungos).
Considerando os princípios da origem da vida, é correto afirmar que:

a)    o surgimento de bolores no molho de tomate (matéria inanimada) ilustra o princípio da geração espontânea.
b)    segundo o princípio da biogênese, o bolor haveria crescido no molho devido à sua contaminação anterior por fungos presentes no ambiente.
c)    o princípio da geração espontânea sustenta que organismos vivos surgem de organismos mortos da mesma espécie.
d)    caso não houvessem surgido bolores no molho de tomate, o princípio da biogênese estaria refutado.
e)    os princípios da Biogênese e da Geração espontânea não explicam o surgimento de bolores em alimentos.

17 - (UNIR RO/2010) Como na terra primitiva não havia oxigênio livre, os primeiros organismos não deveriam realizar respiração aeróbia, obtendo energia para sua sobrevivência a partir da matéria orgânica presente no meio. A esse processo dá-se o nome de

a)    Fotossíntese.
b)    Quimiossíntese.
c)     Abiogênese.
d)    Fermentação.
e)    Biogênese.

18 - (UPE/2010) Observe as frases abaixo.

I.     No canto XIX do poema épico Ilíada (Homero VIII- IX a. C.), Aquiles pede a Tétis que proteja o corpo de Pátrocles contra os insetos, que poderiam dar origem a vermes e assim comer a carne do cadáver.
II.    A geração espontânea foi aceita por muitos cientistas, dentre estes, pelo filósofo grego Aristóteles (384-322 a. C.).
III.   “...colocam-se, num canto sossegado e pouco iluminado, camisas sujas. Sobre elas, espalham-se grãos de trigo, e o resultado será que, em vinte e um dias, surgirão ratos...”(Jan Baptista van Helmont – 1577-1644).
IV.  Pasteur (1861) demonstrou que os microorganismos surgem em caldos nutritivos, através da contaminação por germes, vindos do ambiente externo.

Assinale a alternativa que correlaciona adequadamente os exemplos com as teorias relativas à origem dos seres vivos.

a)    I-abiogênese, II-biogênese, III-abiogênese e IV-biogênese.
b)    I-abiogênese, II-biogênese, III-biogênese e IV-abiogênese.
c)    I-abiogênese, II-abiogênese, III-biogênese e IV-biogênese.
d)    I-biogênese, II-abiogênese, III-biogênese e IV-abiogênese.
e)    I-biogênese, II-abiogênese, III-abiogênese e IV-biogênese.



GABARITO

01.Gab: C
02. Gab: A
03. Gab: C
04. Gab: D
05. Gab: D
06. Gab: A
07. Gab: C
08. Gab: E
09. Gab: A
10. Gab: B
11. Gab: E
12. Gab: A
13. Gab: D
14. Gab: C
15. Gab: Ao final do experimento houve a certificação de que as larvas na matéria decomposta se tratava da eclosão de ovos de moscas. Assim, houve a refutação da teoria da geração espontânea, concluindo que um ser vivo surge a partir de outro pré–existente.
16. Gab: B
17. Gab: D
18. Gab: E





22 comentários:

  1. Belas questões acertei 7 e errei 11.

    ResponderExcluir
  2. adorei as atividades! errei 4, errar faz parte!

    ResponderExcluir
  3. excelentes atividades fez eu voltar no meu livro antigo... amei

    ResponderExcluir
  4. Minha professora havia copiado tudo isso e mandou não pesquisarmos na internet, e olha oque eu achei...kkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Excelentes atividades. Ajudou bastante, obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Excelentes atividades. Ajudou bastante, obrigada!

    ResponderExcluir
  7. A 18º possui algum erro?
    I. No canto XIX do poema épico Ilíada (Homero VIII- IX a. C.), Aquiles pede a Tétis que proteja o corpo de Pátrocles contra os insetos, que poderiam dar origem a vermes e assim comer a carne do cadáver. (abiogênese-pois os vermes surgem de matéria inanimada)
    II. A geração espontânea foi aceita por muitos cientistas, dentre estes, pelo filósofo grego Aristóteles (384-322 a. C.). (geração espontânea é o mesmo que abiogênese)
    III. “...colocam-se, num canto sossegado e pouco iluminado, camisas sujas. Sobre elas, espalham-se grãos de trigo, e o resultado será que, em vinte e um dias, surgirão ratos...”(Jan Baptista van Helmont – 1577-1644). (abiogênese)
    IV. Pasteur (1861) demonstrou que os microorganismos surgem em caldos nutritivos, através da contaminação por germes, vindos do ambiente externo. (Pasteur deu força a biogênese). Logo, a ordem seria abiogênese-abiogênese-abiogênese-biogênese, o que não consta nas alternativas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há erro. A I é biogênese pois sugere que os vermes surgiriam dos insetos. "proteja o corpo de Pátrocles contra os insetos,". Logo de animais pré existentes.

      Excluir
  8. MUITO GRATO DE 18 ACERTEI 13 NAO FIZ A 15 E ERREI 4 MUITO GRATO

    ResponderExcluir
  9. Gente alguém pode me responder PF a 2 e a letra A mesmo me ajudem ?????????

    ResponderExcluir