terça-feira, 27 de março de 2012

GEOGRAFIA - 2º ANO PROFESSOR DEUSDEDITH

               Guerra Fria
        A Guerra Fria foi um evento mundial que aconteceu no período pós-guerra e perdurou até o início dos anos 90. Nela, não havia batalhas entre as forças bélicas, nem ataques diretos; entretanto, o que aconteciam eram as famosas corridas, buscas pela hegemonia mundial e se deu entre os Estados Unidos e União Soviética, respectivamente, capitalismo e socialismo. 
         Paralelamente à Guerra Fria, aconteceram muitos fatos marcantes da história. Entre eles, há a Guerra da Coreia, o único confronto militar direto do período da guerra entre os dois grandes blocos econômicos. A Queda do Muro de Berlim, a Corrida Espacial, o Fim da Guerra Fria e a Segunda Guerra Fria são outros acontecimentos importantes do período. 
         O capitalismo e o socialismo representam os dois grandes polos que conflitaram no período de 1947 a 1991, ou seja, o tema abordado, Guerra Fria,  aconteceu dois anos após a Segunda Guerra Mundial; porém,  não houve conflitos diretos, exceto em alguns países como Vietnã, as Coreias e Afeganistão, onde foi palco de algumas guerras paralelas. 
        De acordo com os americanos, o capitalismo simbolizava a liberdade, uma vez que cada indivíduo poderia ser dono do próprio negócio, pagar seus funcionários e investir onde bem entendesse. O regime capitalista já tinha tomado suas proporções. Ele culminou no período das manifestações, revoluções como a Revolução Industrial, a Independência dos Estados Unidos e a Revolução Francesa.
         O capitalismo gerava desigualdades sociais através da sua má distribuição de renda, o desemprego e outros fatores. Por outro lado, o socialismo visava uma economia voltada para o bem coletivo – diferente do individualismo do sistema econômico não planejado. No socialismo, a economia está em poder do Estado.

RESPONDA:

1. Explique o que foi a guerra fria?
2. Quais os acontecimentos marcantes da guerra fria?
3. Quando aconteceu a guerra fria?
4. Quais os países que entraram em conflito direto?
5. De acordo com os americanos o regime capitalista  simbolizava o quê?
6. O capitalismo culminou paralelo a algumas manifestações. Quais foram estes acontecimentos?
7. O que gerava   o capitalismo?
8. E o socialismo o que  visava?

Nenhum comentário:

Postar um comentário