quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Sociologia - 3º ano ( professora Ilvana)

 A VIOLÊNCIA 

       Uma jovem de 18 anos foi espancada após marcar um encontro no sábado (10), pela internet, segundo a Polícia Civil de Goiânia.
A adolescente está internada no Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), com graves ferimentos na cabeça. Muito machucada, ela tentou dar entrevista, mas ainda sedada não conseguiu explicar direito o que aconteceu. "Uma amiga minha ligou e marcou comigo na praça. Eu fui e não lembro mais nada”.
       Para a família, a jovem contou que na noite de sábado (10), marcou um encontro com um homem que conheceu na internet e com quem falava havia uma semana. Identificado apenas como Diogo, ele teria chamado a vítima para jantar, mas o encontro acabou de forma violenta. Veja mais no link abaixo.
http://g1.globo.com/goias/noticia/2011/09/jovem-e-espancada-apos-encontro-marcado-pela-internet-diz-policia 

        Todos os dias ouvimos várias notícias de   todos os  tipos de violências acontecidas no mundo. É preciso  estar atento para e se precaver de todo este desconforto a que estamos  imersos. A notícia  acima acontecida com a jovem é bastante comum nos meios de comunicação. Além da violência física  existe a violência social que é a fome, o desemprego, a prostituição infantil. 
LEIA O ARTIGO:
As vítimas da violência têm idade, classe social e cor
     “Como poderiam os oprimidos dar início à violência, se eles são o resultado de uma violência anterior?”, questiona Paulo Freire. Surpreendentemente, a juventude é encarada como protagonista da violência no país. A inversão dos fatos assombra, sendo que, na maioria das vezes, ela é o oposto: a grande vítima das violências.
     Para além da violência física cometida pelos governos repressivos, o racismo, o machismo, a homofobia e a discriminação com a juventude são expressões da violência psicológica contra as ditas minorias sociais, os principais alvos da segregação social: mulheres, negros, indígenas, homossexuais, empobrecidos e jovens.
“Ninguém será arbitrariamente preso, detido ou exilado”
     A nossa história está marcada pela violência contra os mais fracos. Por isso ainda reflete o extermínio. Ela se inicia com o massacre de índios, com a exploração da mulher pelo homem, com a escravidão dos negros, concebidos como coisa, não gente.
     Segundo o Mapa da Violência dos Municípios Brasileiros - 2008, entre 1996 e 2006 o índice de homicídios na população jovem teve um aumento de 31,3%, enquanto na população total foi de 20%.
     A pobreza tem cor, e no Brasil ela é negra. Os negros apresentam um índice de vitimização 73,1% superior aos brancos na população total e 85,3% superior na juventude.
     A violência contra os povos indígenas, ocorrida entre os anos de 2006 e 2007, aumentou mais de 60%, sendo a maioria jovens. A falta de demarcação das terras indígenas continua a ser o principal problema gerador de conflitos. Veja mais no link abaixo:
Atividades:
1. Relate um caso de violência  física que você presenciou  em sua cidade.

2. Qual a notícia  mais impactante que você já leu  ou ouviu através de algum meio de comunicação?

3. Dê exemplos de violência social.

4. Faça um comentário sobre a notícia da jovem espancada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário