terça-feira, 17 de maio de 2011

AULA DIRIGIDA PARA O 3° ANO


DOIS IRMÃOS E A BOA COLHEITA


Dois rapazes moravam na mesma fazenda quando o pai morreu. O que era solteiro ficou morando na casa em que o pai morava. O casado morava na casa ao lado. Eles tinham uma plantação imensa de arroz e um celeiro em comum, e combinaram de trabalhar juntos e dividir tudo. Colheram dezenas de sacos de arroz, metade para um e metade para o outro, e assim fizeram dois celeiros. Fizeram uma boa colheita, estavam com os depósitos cheios. No final da tarde, o irmão solteiro começou a pensar que aquela divisão não estava certa. Pensava: “Eu sou solteiro e meu irmão é casado, tem mulher e filhos. Ele precisa de mais arroz do que eu, pois sou sozinho.” À noite, ele se levantou, foi ao celeiro dele, pegou um saco de arroz, escondido, e colocou no celeiro do irmão.
O irmão acordou na manhã seguinte e começou a pensar: “Essa divisão não está justa, pois sou casado, tenho minha mulher e meus filhos. E eles vão crescer e poderão me ajudar. Mas meu irmão, coitado, ele é sozinho. E se ele não casar, não vai ter ninguém por ele. O certo é ele ganhar uma parte a mais que eu.” Levantou, foi ao seu celeiro, pegou um saco de arroz e colocou no celeiro do irmão. E assim foram vivendo: a cada colheita, um levava uma parte a mais para o outro. Só não entendiam como é que sempre ficava a mesma quantidade para cada um.
Uma bela noite, o relógio biológico se confundiu e os dois se levantaram na mesma hora e se encontraram no meio do caminho. Um olhou para o outro, colocaram o arroz no chão, se abraçaram e choraram. A partir daquele dia, fizeram um único celeiro.
ESTUDO DO TEXTO:
1.Qual a mensagem principal do texto?
2.É comum a atitude tomada pelos personagens, nos tempos atuais?
3.Qual a justificativa dada pelos irmãos para aumentar a parte do outro?
4.Classifique as orações sublinhadas no texto.
5. Indique a ideia das orações  em negrito:
a.Dois rapazes moravam na mesma fazenda quando o pai morreu.
b.Essa divisão não está justa, pois sou casado, tenho minha mulher e meus filhos.
c.Os rapazes eram pessoas que temiam a Deus.
d. Quem ajuda ao irmão triunfa porque   tem um coração generoso.
6. Transforme as ideias da narração acima  e constua uma dissertação.
                         
Bom trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário