segunda-feira, 2 de maio de 2011

HISTÓRIA (PROFESSORA: ARLI)


A civilização floresce às margens do Nilo
 
     Em 3000 a.C, a tenologia  se estabelecera com a metalurgia, a tecelagem e a cerâmica, assim como o uso da roda em veículos de transporte (adaptado da roda do ceramista). A agricultura, com suas técnicas de irrigação, domesticação de animais, preparação e preservação de alimentos, foi essencial para o surgimento de cidades. Além disso, a escrita surgiu em torno de 3500 a.C.
     A medicina nos antigos Egito e Mesopotâmia era dominada por magia e superstição. No entanto, a prática da mumificação trouxe conhecimentos sobre órgãos do corpo humano, e desse modo deve ter contribuído para a medicina egípcia. Hoje examinadas em laboratórios, as múmias fornecem novas informaões.
      Astronomia e matemática-  Boa parte do esforço astronômico se dirigia à elaboração de calendários, o melhor dos quais era o egípcio. No entanto, foi na Babilônia que a matemática e a astronomia mais avançaram. Os babilônios introduziram um sistema numérico com "valor posicional", como o nosso atual, só que na base 60 ao invés de na base 10. Já o sistema egípcio era como o romano, sendo inferior para certas operações, como as envolvendo frações.
A importância do rio Nilo
     O Rio Nilo ganhou uma extrema importância para os egípcios. O rio era utilizado como via de de transporte de mercadorias e pessoas. As águas do Rio Nilo também são utilizadas para beber, pesca e ajudando a agricultura. Os camponeses compunham a imensa maioria da população egípcia. Em geral eram trabalhadores independentes, que prestavam serviços nas propriedades agrícolas e recebiam como salário uma pequena parte da colheita. Eles não eram escravos, portanto não pertenciam aos donos de terra. Viviam nas casa feitas de madeira, barro e papiro, quase sempre erguidas nas áreas de plantio.
A sociedade    
     Embora injusta, garantindo seu funcionamento e expansão, esta sociedade era hierárquica, ou seja, cada segmento possuía funções e poderes determinados, sendo que os grupos com menos poderes tinham que obedecer quem estava acima.      Vejamos abaixo os principais grupos sociais e a função que exerciam nesta sociedade. Faraó      Era o governante do Egito. Possuía poderes totais sobre a sociedade egípcia, além de ser reconhecido como um deus. O poder dos faraós era transmitido hereditariamente, portanto não havia nenhum processo de escolha ou votação para colocá-lo no poder. O faraó e sua família eram muito ricos, pois ficavam com boa parte dos impostos recolhidos entre o povo. A família real vivia de forma luxuosa em grandes palácios. Ainda em vida, ordenava a construção da pirâmide que iria abrigar seu corpo mumificado e seus tesouros após a morte. Sacerdotes     Na escala de poder estavam abaixo somente do faraó. Eram responsáveis pelos rituais, festas e atividades religiosas no Antigo Egito. Conheciam muito bem as características e funções dos deuses egípcios. Comandavam os templos e os rituais após a morte do faraó. Alguns sacerdotes foram mumificados e seus corpos colocados em pirâmides, após a morte. Chefes Militares       Os chefes militares eram os responsáveis pela segurança do território egípcio. Em momentos de guerra ganhavam destaque na sociedade. Tinham que preparar e organizar o exército de forma eficiente, pois uma derrota ou fracasso podia lhes custar a própria vida. Escribas      Eram os responsáveis pela escrita egípcia (hieroglífica e demótica). Registravam os acontecimentos e, principalmente, a vida do faraó. Escreviam no papiro (papel feito de fibras da planta papiro), nas paredes das pirâmides ou em placas de barro ou pedra. Os escribas também controlavam e registravam os impostos cobrados pelo faraó. Povo Egípcio       Mais da metade da sociedade egípcia era formada por comerciantes, artesãos, lavradores e pastores. Trabalhavam muito para ganhar o suficiente para a manutenção da vida. Podiam ser convocados pelo faraó para trabalharem, sem receber salários, em obras públicas (diques, represas, palácios, templos). Escravos       Geralmente eram os inimigos capturados em guerras de conquista. Trabalhavam muito e não recebiam salário. Ganhavam apenas roupas velhas e alimentos para a sobrevivência. Eram constantemente castigados como forma de punição. Eram desprezados pela sociedade e não possuiam direitos.
Religião       Os egípcios não viam diferenças entre a realidade religiosa e seu convívio social: tudo para eles era uma coisa só. Ao contrário do que se acredita, o povo egípcio era politeísta. Deus para eles é a representação do Amor Puro, e se manifestava sobre três formas: Atum-Rá - Entidade estática antes de manifestar o Universo; Ptah - Característica criadora de Deus, do Universo e dos Seres; Thot - multiplicador da Natureza e de todas as coisas. Isso fica simples de entender quando pensamos, por exemplo, em uma mulher com seus filhos: ela é mãe, esposa, amiga, mulher e trabalhadora. Ela atua em todos esses aspectos, mesmo sendo apenas uma.
O conhecimento advinha dos estudos realizados pelos sumo-sacerdotes.
Proposta de atividades:
  1. Além da medicina os egípcios desenvolveram conhecimentos nas áreas da tecnologia, matemática e da astronomia . Explique as contribuições dos egípcios nesses três campos.
  2. É comum você encontrar nos livros de história a seguinte frase: “ O Egito é uma dádiva do Nilo”. Qual a importância do Nilo para a sociedade egípcia?
  3. Os camponeses egípcios trabalhavam voluntariamente na construção das pirâmides. Isso acontecia por quê? Como era a sua dinâmica de trabalho? E as suas moradias?
  4. A sociedade egípcia era organizada em torno de um faraó, chefe político visto pela sociedade como um deus. E considerado responsável por quase tudo que acontecia na vida cotidiana. Quais os grupos sociais que compunham a sociedade egípcia?
  5. A sociedade egípcia era profundamente religiosa . Para eles, como era a representação de Deus?
  6. A afirmação da vida após a morte estava embasada em ...
    Siga o link abaixo para obter as informações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário