segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

BIOLOGIA-CRIACIONISMO (PROFESSORA LUCÉLIA)


Criacionismo

          Basicamente defende a teoria de que a Terra e a vida foram criadas por Deus. Esta teoria não é considerada uma teoria científica, mas sim uma teoria metafísica. E está apresentada nos livros Corão e Gênesis da Bíblia Sagrada e segundo esta última, a criação do ser humano teve tal versão: “Então, do pó da terra, o Senhor formou o ser humano. O senhor soprou no nariz dele uma respiração de vida, e assim ele se tornou um ser vivo.” (Gn 2. 7), vale ressaltar que em hebraico terra soa parecido com ser humano: adamá (terra) e adam (ser humano).
           O criacionismo ao contrário do que muitas pessoas pensam é defendido não somente pelos cristãos mais também pelos mulçumanos e outras religiões que crêem que um único Deus criou o céu e a Terra com seus seres vivos, porém há algumas diferenças entre os criacionistas: segundo a pesquisa do professor João Flávio Martinez existem dois tipos de criacionismo, os neocriacionistas e os criacionistas clássicos.
          Os neocriacionistas defendem que existiu uma entidade inteligente que contribuiu para a criação dos seres vivos. Tal teoria surgiu nos EUA por volta da década de 20. Os defensores desta idéia tentaram colocá-la para ser ensinada nas escolas, porém, por intervenção dos evolucionistas, esta proposta não entrou em vigor. 

         Os criacionistas clássicos seguem rigorosamente a idéia de que um Deus criou tudo sozinho em sete dias. Esta idéia atualmente está bastante fraca devido à maior difusão do evolucionismo, porém, segundo uma pesquisa da Gallup divulgada pela folha de São Paulo, 90% dos norte-americanos crêem em um Deus criador.
          Como pôde ser notado o criacionismo e o evolucionismo, o qual foi defendido por Charles Darwin que inclusive se formou somente em teologia, divergem em suas teorias sobre a criação dos seres vivos. Quanto à idade da Terra, segundo os criacionistas, ela foi criada por volta de 4004 a.C. e desde então não sofreu nenhuma modificação, nem mesmo os seres nela viventes, eis aí o principal ponto de divergência.


Proposta de atividades

1. Defina a teoria do criacionismo;

2. A Teoria do criacionismo é considerada;
(A) Cientifica
(B) Abiogênese
(C) Metafísica
(D) Biogênese
(E) Geração espontânea
3. Na biblia, existem vários livros escritos. Qual livro fala sobre a criação do mundo?
4. Diferentemente da teoria do criacionismo, evolucionismo, fruto de um conjunto de pesquisas iniciada pelo legado de um cientista, em que afirma que o homem é resultado de uma longa evolução. O nome deste cientista é:
(A) Lineu
(B) Marx
(C) Mendel
(D) Redi
(E) Darwin
5. Qual a distinção entre a teoria científica e a metafísica?

Nenhum comentário:

Postar um comentário