sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

MÉTODO CIENTÍFICO - PROFESSORA JANICE


                       Amigos da sabedoria
          Começando então este pequeno passeio pela história da ciência, faremos nossa primeira parada na Grécia antiga, mais exatamente no século 4 a.C., onde encontraremos um médico de Estagira, cidade da Macedônia, que dividia seu tempo entre a prática profissional e a dedicação plena à busca do conhecimento.

          Seu nome era Aristóteles. Ele foi discípulo de Platão, que por sua vez foi discípulo de Sócrates. Todos filósofos, palavra que significa "amigos da sabedoria".
          A importância desses três homens é tanta que muito do modo como pensamos hoje, principalmente no mundo Ocidental, vem das idéias que eles desenvolveram há mais de dois mil anos. 
Para entendermos o papel de Aristóteles na história da ciência devemos primeiro entender o ambiente intelectual em que ele viveu e que ajudou a construir.

                Observação e método

          A importância de Aristóteles na história da ciência vem do fato de ele ter sido um dos primeiros a ir contra este desprezo filosófico pelo mundo natural. Como médico, Aristóteles sabia a importância da observação para encontrar a melhor resposta de um problema, afinal, a medicina até hoje conserva a prática de observar sintomas, diagnosticar e receitar tratamentos.
          Só que a observação científica tem um caráter particular, que a diferencia do olhar apenas curioso com que os homens sempre contemplaram o mundo. A observação científica é metódica, ou seja, segue um método, regras que definem o que, como e quando observar de modo a obter o máximo de informação e aprendizado sobre o que se observa.

         Contribuições de Aristóteles

Nisto Aristóteles também foi pioneiro, pois não era apenas um observador curioso e contemplativo da natureza. Foi um observador metódico, cujo rigor na descrição e registro de seus estudos sobre os animais impressionou até Charles Darwin, mais de vinte séculos depois.

          Só por valorizar a observação metódica da natureza, rompendo com a má vontade que filósofos de então tinham contra esta prática, Aristóteles já teria feito uma contribuição enorme ao progresso científico.



                                 Método indutivo
          É aquele que parte de questões particulares até chegar a conclusões generalizadas. Este método está cada vez mais sendo abandonado,[carece de fontes?] por não permitir ao autor uma maior possibilidade de criar novas leis, novas teorias. 
                                 Método dedutivo
Leva a conclusões inquestionáveis, porém já contidas nas hipóteses.
                     
                                   Proposta de atividades
1. Além de filósofo, Aristóteles também exercia quais outras profissões? 
2.Como podemos encontrar a melhor resposta para os problemas ?
3.Conforme os estudos de Aristóteles descreva um situação da vida prática em que se pode considerar estágio de observação.
4. Dê exemplos comparativos dos métodos indutivo e dedutivo.
                                                                                              Bom trabalho!



Nenhum comentário:

Postar um comentário